Quando uma pessoa se vê sem direção, dificuldades em tomar um rumo, ou mesmo, a necessidade de falar com alguém sobre seus problemas e que possa realmente dar uma solução mais acertada na vida, é a hora de procurar a terapia!
Muitas pessoas desconhecem que determinados comportamentos indesejados (desagradáveis) e algumas dificuldades podem ser diagnosticados como transtornos.
Estes nem sempre são percebidos como problemas.
Pessoas têm dificuldades em negar determinados pedidos, “engolindo” determinadas situações, sempre cedendo em função do outro, não conseguindo expressar seus verdadeiros sentimentos e opiniões acabam sofrendo muito com isso.
Estas pessoas sofrem de falta de assertividade ou inabilidade social.
Outros têm vergonha de expressar seus medos por acharem ridículos, pensamentos que não saem da cabeça, ruminando-os, sem acreditar e assumir que são capazes de pensar desta maneira (pensamentos obsessivos).
Determinados comportamentos repetitivos também são motivo de muita vergonha e ansiedade, por isso, na maioria das vezes, demoramos a procurar ajuda, achando nossos problemas sem importância, mas sofrendo com eles.
Perda do desejo sexual (libido), angústia, tristeza achando que nada mais tem graça, perdendo a motivação e o prazer pela vida.
Muitos são os motivos que podem levar uma pessoa a procurar ajuda psicológica, mesmo que seja apenas para tirar dúvidas se é ou não um problema que possa ser tratado com terapia. O importante é não guardar nossos medos, conflitos, pois a demora por buscar ajuda pode levar a um problema maior.
O SASC é o setor de atendimento social à comunidade. Visa proporcionar atendimento a custos mais acessíveis, podendo ajudar toda a comunidade.
É realizado por estagiários de psicologia capacitados e se especializando na abordagem cognitivo comportamental, sob supervisão da equipe de profissionais do consultorio Wolpe.